Formação interna no agrupamento da responsabilidade da BE ( incluida no PAA)

07-10-2013 00:00

Estão abertas as inscrições para a formação certificada , mas não creditada, que consta do PAA da responsabilidade da Biblioteca Escolar. Os módulos em que disponibilizamos formação são 8:

Módulo 1 .- Como localizar os recursos  nos espaços web da BE? Como consultá-los?Como encontrar os  conteúdos ? Como avaliar a sua pertinência, atualidade, autoridade, valor ...? ( Conhecer e usar  os  recursos disponibilizados pela BE no  Diigo, no Glossário, nos blogues, no arquivo digital, nas galerias fotográficas…   (destinatários -  turmas, pessoal docente, não docente e encarregados de educação  interessados que queiram apoiar os seus educandos no estudo e nos trabalhos que tÊm que realizar ou para uso pessoal)

Módulo 2-  – fazer apresentações com a ferramenta PREZI ( pessoal docente)

Módulo 3-  A apresentação oral formal - como fazer uma apresentação oral com qualidade? (destinatários – turmas, outros interessados )

Módulo 4- Excel  - uma ferramenta que me permite fazer o quê?( destinatários -  pessoal docente, não docente, encarregados de educação, alunos ).

Módulo 5 -  Realização de trabalho escrito à distância , em  grupo ou  equipa,  usando o Google drive ( trabalhos pesquisa na fase da redação, textos relatórios, atas, cartas…  ,  praticar a escrita de textos expositivos, argumentativos  colaborativamente  mantendo  a  coerência , a coesão textual e a progressão temática; correcção partilhada de trabalhos/ textos feita à distância … – ( destinatários : turmas ; outros)

Módulo 6- Trabalho de pesquisa – 6 passos para uma maior eficácia ( alunos/turmas e outros interessados)

Módulo 7-  A webquest ao serviço do ensino e da aprendizagem - como fazer uma webquest (destinatários - professores)

Módulo 8  - O diário e o fórum do moodle como instrumentos ao serviço do desenvolvimento dos descritores de desempenho  no domínio da Escrita  ( professores, alunos).

A formação para as turmas/ grupos  decorre a partir do dia 7 de Outubro, durante o ano letivo em horário pré-estabelecido. A inscrição é feita  no balcão da BE e terá que ser feita por um professor . No caso de ser um grupo de professores, pessoal não docente ou encarregados de educação, não pode ter um nº superior a 20.

[MC1]Acrescentados