FAQ - Perguntas Frequentes

Qual o horário de funcionamento das BE de Arga e Lima?

A BE da EBS funciona ininterruptamente das 8 h 15m às 17h , de segunda a sexta feira.

A BE do Centro Escolar de Lanheses  funciona durante o mesmo período em que decorrem atividades letivas ou AEC. O horário do intervalo da manhã e da hora do almoço é garantido pela professora bibliotecária Filomena del Rio.

Os encarregados de educação e as pessoas da comunidade podem requisitar livros nas BE?

Todos os livros existentes nas BE destinados a  empréstimo domiciliário  podem ser requisitados por encarregados de educação e pela comunidade local. Para tal basta criar uma ficha de leitor na BE.

Posso fazer o empréstimo de um livro de outra biblioteca escolar na BE de Arga e Lima?

Sim. As bibliotecas escolares  e a Biblioteca Municipal do concelho de Viana do Castelo fazem parte de uma rede concelhia de bibliotecas ( RCBVC). Todas contribuem para a existência de um catálogo coletivo. Isso significa que os recursos podem ser  geridos de forma integrada, permitindo que as BE de Lanheses possam pedir emprestados livros e DVD de outra BE para disponibilizar aos seus utilizadores.

O meu filho é aluno da escola EBS de Arga e Lima. Ele pode requisitar livros para mim ou tenho que ir eu à BE?

Os alunos podem requisitar livros para a família. Para que isso seja possível basta que o aluno tenha os dados que são pedidos na ficha de utente:

- nome do familiar

- data de nascimento

- nº de BI

- morada

- telefone ou email

Para saber os recurss documentais que as Bibliotecas Escolares de Arga e Lima ( Lanheses) têm, tenho que me deslocar à escola sede ou ao Centro Escolar?

Não. O catálogo está disponível online e pode ser consultado de qualquer lugar onde exista ligação à internet. O endereço é

https://gib.cm-viana-castelo.pt/opac/default.aspx?ContentAreaControl=assistida.ascx

Na BE podem-se usar os computadore livremente para fazer o que se quiser?

A BE tem diferentes zonas funcionais o que é o mesmo que dizer que tem sítios diferentes para fazer coisas diferentes. Quanto aos espaços destinados a usar o computador , eles também são diferentes e em cada um podem fazer-se coisas diferentes:

1-  Num pode pesquisar-se, fazer trabalhos em Word, Powerpoint, excel ..., utilizar a plataforma moodle para estudar e fazer TPC, ir aos blogues da BE e participar neles. Estes são os computadores de trabalho que apoiam o estudo e o trabalho da sala de aula.

2- Noutro espaço com computadores podem ver-se os filmes que a BE tem , desde que sejam respeitadas as orientações sobre a idade a que se destinam. Não é permitido o uso de cópias. Neste espaço devem usar-se auscultadores para não perturabar o normal funcionamento dos restantes espaços.

 

3- Num último espaço , pode aceder-se ao correio eletrónico, ao Youtube, ao facebook ( desde que se tenha a idade permitida por lei), a jogos didáticos que existem na disciplina da BE no moodle ( e só a esses).

 

Em todos estes espaços a regra de ouro é o uso ético da informação e o respeito pelos principios que norteiam a escola e que estão inscritos no RI e nas normas de funcionamento da BE. Não é perrmitido o acesso a sites que incluam violência,  racismo ,  pornografia,   violação dos  direitos humanos ...

Em caso de haver lista de espera cada aluno só poderá usar o computador pelo período permitido pelas Normas de Funcionamento da BE que se encontram afixadas junto ao balcão de atendimento.