PROGRAMA «O MUNDO NA ESCOLA»

17-10-2012 19:57

Banner O Mundo na Escola - ©Maria João Worm e Diniz Conefrey

2012-10-10 às 15:36

O Ministério da Educação e Ciência apresentou o programa «O Mundo na Escola».

Trata-se de um programa dedicado a diversas temáticas que, numa primeira etapa, incidirá sobre Ciência e Tecnologia, partindo-se depois para outras áreas, das artes à literatura. O objetivo é proporcionar uma oportunidade para que os alunos tenham contacto com os profissionais da área abordada, rentabilizar bons projetos já em curso e valorizar a experiência de quem no terreno tem desenvolvido as melhores práticas.

O Mundo na Escola será dirigido pela Professora Ana Eiró, física, professora catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), com um vasto currículo em divulgação de ciência. Este programa é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

A apresentação de «O Mundo na Escola» decorreu na Casa Andresen, Jardim Botânico da Universidade do Porto, e a primeira iniciativa do Programa será a inauguração, neste mesmo dia, da exposição«Insetos em Ordem», desenvolvida pela Universidade de Lisboa e acolhida agora pela Universidade do Porto.

O Mundo na Escola vai promover as seguintes iniciativas:

Itinerância de exposições:

Insetos em Ordem

A itinerância de exposições já realizadas e de reconhecido mérito permitirá ir ao encontro da comunidade escolar por todo o país. Marcando o arranque do programa «O Mundo na Escola», a exposição «Insetos em Ordem» será a primeira a abrir as suas portas.

Desenvolvida e exibida em 2010 e 2011, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC), em Lisboa, a exposição«Insetos em Ordem» esteve aberta ao público durante nove meses e foi a primeira exposição científica montada em território nacional com direito a crítica por parte da prestigiada revista científica«Science». Comissariada pelas biólogas Patrícia Garcia Pereira e Eva Monteiro, respectivamente do MNHNC e do Tagis, a mostra apresenta uma chave dicotómica de insetos, sob a forma de um jogo de pista, visual, intuitivo e lúdico que, decerto, vai envolver jovens de todas as idades.

A Física no dia-a-dia

Outra exposição, «A Física no dia-a-dia», estará nas escolas ao longo deste ano letivo. Baseada no livro com o mesmo nome, de Rómulo de Carvalho, foi originalmente uma iniciativa do Pavilhão do Conhecimento, onde esteve exposta de novembro de 2011 a setembro de 2012. Foi adaptada pelos físicos Pedro Brogueira e Filipe Mendes, professores do Instituto Superior Técnico, para uma versão mais leve que irá permanecer duas semanas em cada escola. A primeira paragem, já no início de novembro, será na Escola EB2/3 Rainha Santa Isabel na Carreira (Leiria), estando prevista a visita a mais de 30 escolas durante este ano letivo.

Grandes Aulas:

O Mundo na Escola organizará ainda «Grandes Aulas», que levarão cientistas nacionais ao contexto escolar. Mais do que uma palestra, as «Grandes Aulas» são eventos que decorrem na escola, despertando a curiosidade dos alunos para temas da ciência, de forma dinâmica e envolvente e promovendo a observação e experimentação. Eduardo Marques de Sá, matemático e professor da Universidade de Coimbra, dará a sua «Grande Aula» em Arganil no final de novembro. Jorge Relvas, geólogo e professor da FCUL, falará em Grândola no início de dezembro, apoiado por uma equipa do Centro Ciência Viva do Lousal.

Saber porquê:

É um concurso dirigido ao 3.º ciclo do Ensino Básico e do Secundário para juntar alunos e professores em busca de respostas às perguntas, que vão sendo desvendadas ao longo do ano no site do Programa. As perguntas podem remeter para um conceito científico básico, para uma questão científica específica ou para um cruzamento de áreas diferentes, e devem ser respondidas em pequenos vídeos de 3 minutos. Também a equipa do «Mundo na Escola» realizará vídeos de 3 minutos com possíveis respostas dadas por um investigador, o qual será a personagem principal do filme apresentado e difundido nositedo Programa e nas redes sociais.

O programa «O Mundo na Escola» terá um website onde a comunidade escolar e as famílias poderão aceder às iniciativas do programa em https://www.mundonaescola.pt .