Concurso « Jovens Autores de Histórias Ilustradas»

06-04-2014 15:01
CONCURSO «Jovens Autores de Histórias Ilustradas» -



Regulamento


 2ª Edição – 2014
...
O Concurso «Jovens Autores de Histórias Ilustradas» é uma iniciativa da NISSAN (Nissan Ibéria SA - Sucursal em Portugal), com o apoio do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da editora LEYA.
Esta iniciativa enquadra‐se no conceito de “Cidadania Azul” (Blue Citizenship) da Nissan, em particular na vertente de Responsabilidade Social Corporativa. (https://www.nissan-global.com/EN/BLUECITIZENSHIP/).
Tem como modelo o “Childrens Story & Picture Book” organizado pela Nissan Motor Co. Ltd. no Japão e que vai já na sua 30ª edição.

1 – TEMÁTICA
Elege-se como temática central da 2ª Edição (2014) deste concurso «UM FUTURO DE ZERO EMISSÕES»

2 – OBJECTIVOS
O Concurso visa estimular as competências dos adolescentes, provocando a identificação de potenciais futuros “novos talentos” em Portugal que possam, pelo seu exemplo, estimular o surgimento de outros e contribuir assim para o fim último de enriquecimento da cultura nacional.
• Estimular as competências dos adolescentes em modalidades diversas da escrita e da ilustração
• Propor desafios estimulantes para o exercício de reflexões críticas sobre a mobilidade, no contexto de inserção dos alunos
• Favorecer a implicação dos vários agentes da comunidade escolar numa mobilidade sustentável
• Desenvolver competências transversais aos currículos, envolvendo um conjunto articulado de saberes que passem pela língua portuguesa e pelo desenho
• Contribuir para a promoção da escrita e do desenho na comunidade escolar
• Descobrir novos talentos na escrita e na ilustração
• Contribuir para uma progressiva reacção em cadeia criativa ligada à temática do concurso

3 – DESTINATÁRIOS
O público-alvo do concurso são os alunos do Ensino Secundário, inscritos em todos os estabelecimentos de educação nacionais que cumpram no máximo 21 anos de idade até ao dia 01 de Agosto de 2014 inclusive.

4 – ORGÂNICA
a) Aos alunos é proposta a criação de uma história e de uma ilustração:
1ª. fase) criação e selecção da história pela escola/agrupamento.
2ª. fase) ilustração da história e selecção do melhor trabalho (história ilustrada)
b) São admitidos e de estimular trabalhos produzidos por dois alunos, independentemente da turma ser ou não a mesma, em que um seja autor de texto e outro seja autor das ilustrações. Não serão no entanto admitidos trabalhos produzidos por mais de dois alunos.
c) As ilustrações do texto serão obrigatoriamente nas modalidades de desenho ou pintura.
d) Cada trabalho final (texto ilustrado e paginado) não poderá exceder as 10 páginas. As páginas têm que ser obrigatoriamente ao baixo com as seguintes dimensões: 27 cm de largura x 25 cm de altura.
e) Os trabalhos serão sujeitos a uma primeira selecção pelo próprio agrupamento ou escola não agrupada, que depois submeterá à avaliação do júri nacional um único trabalho – história ilustrada.
f) Os trabalhos deverão ser enviados por correio electrónico para historiasilustradasnissan@gmail.com, já maquetados/paginados, obrigatoriamente em ficheiro de formato PDF.
g) Cada trabalho deve ser identificado através de título, autoria, escola/agrupamento, professor de contacto
h) A Nissan reserva-se o direito de não aceitar qualquer trabalho que não respeite o estipulado nas alíneas anteriores, bem como os que atentem contra a Nissan, os seus produtos ou funcionários, ou de alguma forma desrespeitem valores éticos
i) No corpo da cada mensagem, deverá surgir a seguinte informação:
‐ identificação do(s) professor(es) responsável(eis) e contactos
‐ identificação do agrupamento
‐ identificação da escola
‐ identificação do(s) aluno(s) e idade
j) Cada Agrupamento/Escola não agrupada pode concorrer apenas com trabalhos realizados pelos seus próprios alunos.
k) Cada Agrupamento ou Escola não agrupada deve nomear um professor responsável pelo Concurso que coordenará as actividades e promoverá a nomeação do júri interno de avaliação e selecção dos trabalhos.
l) O júri nacional nomeará o(s) autor(es) da “Melhor História” e da “Melhor Ilustração” - que poderão pertencer ou não ao mesmo agrupamento/escola não agrupada - os quais serão designados por vencedores da 2ª Edição do concurso “Jovens Autores de Histórias Ilustradas”.
m) O júri nacional seleccionará ainda aqueles que considerar os melhores trabalhos até um máximo de 9 (nove) incluindo o(s) do(s) vencedor(es).
n) Os trabalhos admitidos a concurso pelo júri nacional serão colocados online numa plataforma gerida pela Nissan com vista a poderem ser votados pela comunidade registada na página oficial da Nissan Portugal no Facebook. O trabalho mais votado online integrará os trabalhos a publicar em livro, ficando os seus autores habilitados ao mesmo prémio dos restantes. Caso o trabalho escolhido pela comunidade Nissan Portugal no Facebook seja também um dos escolhidos pelo júri nacional, ser-lhe-á apenas atribuído um prémio.
5 - CALENDARIZAÇÃO

28 de Fevereiro 2014
• O Concurso será divulgado em (lançado a) todas as escolas das redes pública e privada, a nível nacional, através dos canais próprios do PNL. A explicitação da orgânica do concurso será a matéria dessa divulgação.

28 de Fevereiro a 01 de Junho 2014
• Elaboração dos trabalhos, selecção do trabalho representante de cada escola - pelo júri de cada escola / Agrupamento – e submissão do trabalho ao júri nacional

Até às 23:59horas de 01 de Junho de 2014
• O Agrupamento ou Escola não agrupada submeterá o trabalho seleccionado ao júri nacional. Serão apenas aceites os trabalhos recepcionados na caixa de correio electrónico do concurso até às 23:59 horas de domingo dia 01 de Junho

• Endereço electrónico para submissão dos trabalhos ao júri nacional: historiasilustradasnissan@gmail.com

02 de Junho a 16 de Junho
• Análise e selecção, pelo júri nacional, dos trabalhos submetidos a concurso
• Votação dos trabalhos pela comunidade do Facebook da Nissan

17 de Junho
• Divulgação nos meios próprios dos parceiros e por e-mail institucional, dos vencedores e dos trabalhos que integrarão a edição em livro;

Em data a fixar entre 01 e 07 de Julho
• Cerimónia de entrega de prémios aos trabalhos vencedores

Setembro de 2014
• (Em data a fixar) – visita à fábrica da Nissan e fim-de-semana em Barcelona


6 - CONSTITUIÇÃO DO JÚRI NACIONAL
Um escritor
Um ilustrador
Um jornalista
Um representante da Sociedade Portuguesa de Autores
Um representante da Sociedade Nacional de Belas Artes
Um representante da Leya
Um representante do PNL
Um representante da Nissan (sem direito a voto mas com direito de veto)
7 - PRÉMIOS
Autores dos trabalhos:
Vencedor(es) da “Melhor História” e da “Melhor Ilustração”:
- Edição de um livro exclusivo, durante o ano lectivo 2014/2015, com um máximo de 60 páginas, de uma nova história original escrita e ilustrada pelo(s) vencedor(es).
Autores dos trabalhos seleccionados pelo júri incluindo o(s) do(s) vencedor(es) e autores do trabalho mais votando pela comunidade do Facebook da Nissan:
- Visita à Fabrica da Nissan (Barcelona) com fim-de-semana livre em Barcelona com alojamento incluído, em regime de alojamento em quarto duplo e pequeno-almoço (Setembro, data a fixar).
Nota: prémio sujeito a aprovação e autorização prévia dos pais no caso de alunos menores de idade.
- Publicação de um livro que reunirá estes trabalhos e será distribuído pelas bibliotecas das escolas participantes e outras instituições (a definir). Esta edição receberá o selo e será integrada nas listas do PNL e poderá ainda ser utilizada no âmbito das actividades corporativas da Nissan.
Agrupamentos / Escolas não agrupadas
- Apoio em livros às bibliotecas das escolas com trabalhos premiados, em colaboração com a editora Leya.
- Cada Agrupamento/Escola não agrupada cujos trabalhos sejam seleccionados pelo júri nacional nomeará um professor que acompanhará e supervisionará os alunos na visita à fábrica da Nissan (Barcelona) e durante o fim-de-semana livre em Barcelona. A estes professores será também atribuído viagens e alojamento em quarto simples e pequeno-almoço.

8 – DIREITOS DE UTILIZAÇÃO E CLÁUSULA DE EXCEPÇÃO
a) Os autores dos trabalhos, ao participarem no concurso, autorizam a reprodução e utilização das imagens/trabalhos de sua autoria pela Nissan e pelo Plano Nacional de Leitura, bem como por qualquer entidade que estes entendam, os quais poderão ser utilizados como conteúdos de comunicação e de divulgação por cada uma das instituições, da forma e no suporte que entenderem mais conveniente, nomeadamente para a publicação do livro com os trabalhos seleccionados pelo júri nacional.
b) Os Autores cedem e transferem à Nissan o direito comercializar a referida OBRA, nos formatos impresso e digital, em quantas edições forem necessárias, por cuja originalidade e autoria
se declara responsável. c) A Nissan Ibéria SA – Sucursal em Portugal e o Plano Nacional de Leitura reservam‐se o direito de não admitirem a concurso os trabalhos que não cumpram integralmente as condições descritas e/ou o espírito deste Regulamento.
d) Estão impedidos de participar os familiares em primeiro ou segundo grau de empregados da Nissan, do PNL, da Leya e dos membros do júri.
SÍTIOS:
Nissan Motor Company, Ltd - https://www.nissan-global.com/EN/
Plano Nacional de Leitura - https://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/
Editora Leya - https://www.leya.pt/




https://www.facebook.com/events/856538311029493/